Carregando

Longevidade saudável

Relógio biológico: veja a importância da rotina para o metabolismo

4 MIN DE LEITURA
21 de março de 2023

compartilhe

Parece até encontro dos deuses: Cronos e Deméter unidos por um único propósito.  

Mas, a crononutrição tem pouco a ver com a mitologia grega. A união é fruto do mundo real em que o relógio biológico dita o ritmo da vida.  

Esse, sim, está no centro da cronobiologia, a ciência que estuda as diversas reações metabólicas que ocorrem no organismo ao longo de 24 horas.  

Por meio dela, se entendem as alterações hormonais que justificam, por exemplo, a exigência fisiológica de oito horas de sono serem dormidas no período noturno e das refeições serem realizadas de dia e não de madrugada – já que, quando a luz do dia se vai, o organismo começa a se preparar para usar as reservas de energia.  

Essa é a explicação do porquê as refeições pesadas à noite não são recomendadas – elas causam uma disrupção metabólica, notada pela própria estrutura do organismo, por meio da composição das células.  

“Você vai entender que período do dia é aquele, porque existem proteínas muito características que predominam no que a célula entende como dia e outras proteínas que predominam no que a célula entende como noite”, explica o nutricionista, palestrante e mestre em Ciências da Saúde, Valentim Magalhães. 

Segundo o especialista, é essa regulação diária que define a saúde traduzida num relógio biológico ajustado.  

“É uma gangorra metabólica em que sobe uma proteína de dia, sobe uma proteína de noite e fica nessa troca”, resume. 

Rotina  


Do ganho de massa muscular à perda de peso, todas as adaptações metabólicas passam pelos ponteiros do relógio biológico.  

Quando acontecem mudanças, como passar noites em claro, trocar o dia pela noite ou alterações de fuso horário, o reflexo vem no aumento da liberação de cortisol, redução na liberação de melatonina e também de hormônios do crescimento. 

Combo de substâncias diretamente ligado aos resultados de quem busca um corpo mais saudável e definido.  

Isso porque, de acordo com Valentim, o excesso de cortisol atrapalha o processo de emagrecimento e favorece muito o ganho de peso. Razão pela qual investir numa rotina alinhada ao ciclo circadiano se faz indispensável.  

“No período diurno a gente está mais apto a capturar a energia, metabolizar e tudo mais, armazenar essa energia e fazer o manejo, distribuir essa energia e fazer uso dela no período noturno”, explica.

 

Transformação noturna  


Se a ideia de que a energia armazenada de dia será usada à noite soou estranha, é importante salientar: a magia da transformação ocorre enquanto você dorme.  

“Você treinou de dia, tomou pré treino, comeu, comeu durante o treino e tudo mais. Só que o seu músculo vai crescer de madrugada. Você tem todo um aparato metabólico para resolver essa questão no período noturno. Por isso que o dia e a noite são complementares”, detalha. 

A lógica se aplica aos músculos mas também a diversos outros fatores fundamentais para o desempenho físico e cognitivo – como a memória, que precisa do sono para absorver e armazenar o conteúdo aprendido durante o dia.  

De olho na luz 


Quem rege a maré hormonal é a luz. A partir da luminosidade detectada pela nossa retina, o cérebro distingue o dia da noite.  

Cabe à luz do dia informar ao organismo que um novo ciclo começou.  

Para entender a complexidade – e simplicidade – do processo, basta pensar que o corpo humano funciona 24 horas por dia. Mas, nem todo esse tempo, estamos acordados.  

Valentim reforça a relevância de uma rotina bem ajustada ao comparar o corpo humano a um carro.  

“Você não pode ligar um carro e ficar rodando 500.000 km. Você precisa parar para trocar o pneu, colocar mais combustível, fazer manutenção preventiva. E isso também ocorre no nosso corpo em períodos de 24 horas, que são divididos em dois grandes ciclos, que seria o ciclo acordado e dormindo”, correlaciona. 

Bom lembrar  


A vida é cíclica e os dias também.  

A cada 24 horas o corpo reinicia e modula a liberação de hormônios responsáveis pela manutenção do funcionamento do organismo.  

O metabolismo faz parte dessa orquestra, em que o grande maestro é a luz do dia.  

A manutenção de uma rotina alinhada ao ciclo circadiano se faz fundamental para a saúde e é o segredo da eficiência na mudança de estilo de vida.  

Seja para emagrecer ou ganhar massa magra, respeitar os horários da natureza se faz fundamental para a conquista dos resultados almejados.  

Músculos fortes também são construídos na cama, enquanto dormimos.  

Planejar um cotidiano em que cada atividade respeite o ritmo normal do organismo é a garantia de sucesso na construção de uma vida saudável.  

COMPARTILHE

SIGA NAS REDES SOCIAIS
EDITORIAS